Começou o I Festival Gastronômico Sabores de Santana

4 de dezembro de 2021

Em sua primeira edição, o Festival Gastronômico Sabores de Santana conta com a participação de 16 empreendimentos, entre bares, restaurantes, docerias e cafés com receitas exclusivas. O evento foi oficialmente aberto na noite de sexta-feira, 04, através de Live transmitida pela página oficial da Prefeitura de Santana e contou com a presença de autoridades e representantes importantes da gastronomia e do comércio local.

Durante a abertura, o prefeito de Santana, Bala Rocha, destacou os protocolos de prevenção contra a disseminação da Covid-19 para a segurança do evento e falou sobre a importância do festival para o desenvolvimento da cidade. “Santana será uma cidade empreendedora e cada dia mais forte, por causa da mistura da força do povo santanense, da força cultural, sabor da nossa culinária, do empreendedorismo e da arte da nossa gente e das parcerias, com o Governo do Estado, Sebrae, Abrasel e empreendedores como a Flora, que acreditaram no sucesso deste evento. Não se fortalece uma economia, sem gerar oportunidades para as pessoas, sem misturar os talentos, cultura, artesanato, agricultura e os fazedores dos sabores deliciosos da nossa culinária”, frisou.

“O Sebrae constrói parcerias e nada melhor quando a gente vê o resultado desse relacionamento. Reunimos em um só lugar o que temos de melhor, a gastronomia, o empreendedorismo e os produtos do campo. Vamos aproveitar bastante esses três dias de festival!”, celebrou o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, falando sobre o sucesso do evento a partir da parceria com o município e a disposição do SEBRAE para novos projetos em 2022 na região.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amapá – ABRASEL, Yukio Nagano, lembrou os impactos enfrentados pelos empreendedores com a pandemia e disse que o festival também representa uma retomada importante para o setor: “Nosso objetivo é mostrar as potencialidades de Santana para o Brasil e para o mundo. Quando viemos com a temática – um rio de sabores – foi pensando na economia mais forte, que começou pelo porto, onde se pode tirar uma variedade dos insumos banhados pelo rio Amazonas, que é maravilhoso. Os chefs estão vindo para experimentar, provar e ensinar o que podemos melhorar na nossa gastronomia”, ressaltou.

Degustação

Com a missão de explorar a pluralidade dos sabores originais da região. Os 15 empreendimentos participantes servem pratos com ingredientes locais e até releituras de receitas tradicionais. O festival oferece um menu completo com entrada, prato principal e sobremesa ao valor único de R$ 15.

Para a proprietária do empreendimento Nonna Café, Sara Borges, o festival reanimou os empreendedores de gastronomia no município. Com a receita de um cuscuz de charque com queijo da região, acompanhado de uma bebida de leite vaporizado com mistura de café solúvel e açúcar demerara, o delicioso Nonna café cremoso, o empreendimento atraiu o público que formou longa fila para degustar: “O evento está incentivando o público a conhecer os melhores restaurantes e bares que temos na cidade. O primeiro dia está sendo um sucesso, já fizemos três reposições que a gente nem esperava”, comemorou Sara.

Feira de Artesanato

Na outra ponta do complexo, instalado na Praça do Fórum, os artesãos estavam animados com a expectativa de vendas, com um público que crescia a cada hora. Durante a feira, artesãos e produtores familiares têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos e comercializar suas produções. Além da venda direta ao público, os expositores podem fechar parcerias e negócios para fornecimento de peças ao longo do ano, o que contribui para a geração de renda e a sustentabilidade da produção artesanal.

No evento serão comercializados diversos tipos de artesanato, com destaque para as peças de cerâmica em barro, produtos talhados em madeira, crochê e rendas, itens confeccionados com fibras, entre outras criações.

O Festival Gastronômico Sabores de Santana é uma realização da Prefeitura de Santana, do Governo do Estado do Amapá, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AP), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP), com o apoio do restaurante Flora.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 4 de dezembro de 2021