COE para atendimento a pacientes do coronavírus agora é 24h em Santana

29 de maio de 2020

Os atendimentos e assistência de saúde para o enfrentamento ao coronavírus em Santana continuam sendo realizados no Centro de Operações Emergenciais (COE) que foi instalado no prédio da Policlínica Maria Tadeu, no bairro Paraíso.

Desde esta quinta-feira, 28, a unidade passou a oferecer atendimento 24 horas, com dois médicos nos plantões noturnos. O prefeito Ofirney Sadala esteve no local no turno da noite para fiscalizar o trabalho realizado.
O COE é a porta de entrada dos atendimentos no munícipio. Após a consulta, o paciente é direcionado para coleta de material e realização dos exames e depois passa pela farmácia para receber os remédios receitados. A coleta é enviada ao Laboratório Central do Estado (Lacen/AP) e os resultados saem em até 10 dias, se não houver imprevistos.

O atendimento inicial na unidade municipal permite que os pacientes com sintomas claros possam ser identificados pelas equipes médicas e o protocolo de medicação possa ser iniciado sem perda de tempo e sem colocar em risco a vida dos munícipes.

Os pacientes que precisam de internação, são encaminhados para as instalações do Estado, responsável por esse atendimento.

Levantamento
Ao todo, cerca de 60 pessoas são atendidas todos os dias. Esse protocolo é adotado para todos os pacientes que estão com suspeita ou já estão com o diagnóstico confirmado de covid-19.

Atualmente o COE conta com uma equipe de 16 pessoas por turno. Após atendimento, a equipe já notifica esse paciente e recolhe a assinatura para o terno de isolamento, para garantir a que o paciente seja responsável e permaneça isolado durante todo o tratamento.

Obedecendo as recomendações do Ministério de Saúde, o paciente que apresentam sintomas a mais de 7 dias, não fazem mais o exame laboratorial. Os mesmos já passam com o médico e recebem a receita e iniciar o tratamento imediatamente em casa, caso não apresente o desenvolvimento mais grave da doença.

” O atendimento na Maria Tadeu é apenas clínico, se você tiver em casa com falta de ar de por exemplo, esse já é um caso hospitalar. Aí você pode ligar para o 192 que é o Samu, que faz o transporte para o hospital. Aqui não atende casos emergências, atende apenas parte clínica. Se você tiver sentindo dor de cabeça, febre, diarreia, você deve nos procurar primeiro. Quero acalmar também a população, sobre um vídeo onde uma pessoa diz que não temos médicos, quero dizer que temos médicos sim e que todos estão trabalhando para o bem estar dos santanenses”, explicou Alexsandra Santos, diretora do centro.

Última modificação: 26 de setembro de 2020