Central do Contribuinte registra mais de 2.500 atendimentos desde o início das atividades em nova estrutura

20 de junho de 2022

A Central do Contribuinte da Prefeitura de Santana, que desenvolve um importante papel na arrecadação de impostos que são investidos na melhoria do município, desde que iniciou suas atividades na nova estrutura, já atendeu mais de 2.500 pessoas em busca do pagamento de tributos e serviços. Ligada à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), o local conta com modernos equipamentos para atender a população presencialmente e on-line.
Recentemente, a unidade da Central do Contribuinte da Prefeitura de Santana passou a atender em novo prédio que conta com moderna estrutura tecnológica e ambiente muito mais confortável. Com isso, a procura pelos diversos atendimentos aumentaram de maneira significativa, tanto presencialmente quanto on-line. Somente no mês de maio, via internet, por exemplo, foram realizados 151 atendimentos desde a solicitação de alvarás de funcionamento, cálculos diversos e pedidos de isenção do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano).
De acordo com o secretário da Semfaz, Jesus Vidal, a arrecadação no município tem crescido graças ao investimento no aparelhamento tecnológico da Central do Contribuinte: “Toda a arrecadação do município, retorna em forma de serviços para a população, seja na educação, na saúde ou na infraestrutura. Esse investimento em tecnologia é uma determinação do prefeito Bala, que aposta no aumento da arrecadação e, consequentemente, na melhoria de diversos setores do município”, afirmou.

Imagem: acervo PMS.

Nos quatro meses da nova estrutura da Central do Contribuinte, maio registrou a maior procura por parte da população, de maneira presencial. Foram realizados 555 protocolos de atendimentos. Segundo levantamento da Semfaz, o calendário fiscal acaba influenciando bastante na procura pelos serviços para o pagamento de taxas como o Imposto de Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e o IPTU, entre outros.
“Entre a partilha de recursos arrecadados temos 25% para a educação, 15% para a saúde e o restante em diversos serviços como mobilidade urbana, terraplanagem, limpeza de canais e da cidade. Com isso, acreditamos que estamos no caminho certo”, finalizou Jesus Vidal.
Jonhwene Silva
Ascom/Semfaz