Prefeitura Municipal de Santana

Ação dedicada à saúde do homem realiza mais de 500 atendimentos nesta quinta-feira, 15

15 de julho de 2021

Para celebrar o Dia Nacional do Homem, neste dia 15 de julho, a Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria de Saúde, Assistência Social, Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Centro de Referência em Atendimento à Mulher e Companhia Docas de Santana, realizou uma intensa ação de prevenção à saúde do homem com mais de 500 atendimentos.

Durante toda a manhã desta quinta-feira, foram realizados 222 atendimentos médicos com consultas ao urologista, cardiologista e clínico geral, 30 odontológicos, 120 exames com análise sanguínea do PSA, indicados para avaliar a saúde da próstata e que devem ser realizados anualmente por homens a partir de 45 anos, além de coleta para exames de rotina. Também foram disponibilizados serviços como aferição de pressão e glicemia; atualização da caderneta de vacina do homem; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais; orientações sobre alimentação saudável; atendimento psicológico e distribuição de preservativos com orientação.

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Léa Soryana, explicou que historicamente o homem não tem o hábito de cuidar da própria saúde e a prevenção é o primeiro passo. Ela lembrou que o câncer de próstata é o tipo mais comum no sexo masculino representando 29% dos diagnósticos da doença no país e um dos principais exames que facilitam a descoberta da doença é o PSA, que permite o diagnóstico precoce do quadro, mas muitos homens não buscam realizar o exame. “Queremos mudar essa cultura de que os homens não se cuidam. É preciso visitar o médico para avaliações periódicas de saúde, mesmo que não haja nenhum sintoma”, disse a coordenadora.

O eletricista Osvaldo Costa, de 48 anos, aproveitou a mobilização para fazer uma visita ao cardiologista, um hábito que não costuma ter. “Com a rotina a gente vai deixando de lado o cuidado com a saúde, e só procura o médico quando algo se agrava. Sei o quanto preciso ficar mais atento, se eu quiser viver mais e melhor. Bem importante a ação para nos fazer ficar atentos”, disse o morador.

O cardiologista Dr. Irlan Bacelar reforça que diversas doenças podem ser prevenidas com medidas básicas como a realização de exames regulares. “Aproximadamente 75% das doenças que afetam os homens estão concentradas na cardiologia, urologia, saúde mental, gastroenterologia e pneumologia. A realização de exames de rotina associados a mudanças de hábito reduzem fatores de risco de doenças”, alertou o especialista.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 15 de julho de 2021

Comments are closed.