A Brigada Ambiental instalou placas em pontos viciados de descarte irregular de lixo em Santana

11 de novembro de 2022

Foto: Keila Góes | Acervo PMS.

A Prefeitura de Santana por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Semduh, instalou placas educativas com aviso de que é proibido jogar lixo no local.

A placa informa ainda sobre a Lei 809/2017 onde explica: “O descarte irregular de lixo é crime ambiental e gera multas”.

O objetivo da sinalização é coibir que os populares descarte lixo em locais indevidos, criando-se assim as lixeiras viciadas. As placas foram fixadas em pontos estratégicos da cidade.

Segundo o subsecretário da pasta, João Carlos, durante as ações de fiscalização, foram averiguados alguns pontos viciados de descarte irregular de lixo e as placas informativas que proíbem o descarte de resíduos inertes e não inertes são instaladas a fim de alertar e conscientizar os moradores sobre o descarte irregular de lixo.

Foto: Keila Góes | Acervo PMS.

Outros locais também receberão a instalação das placas de sinalização de que não é permitido despejar lixo naquele local.

Segundo o chefe da fiscalização ambiental – Francisco Oliveira, a intenção é impactar e inibir esse tipo de ação que é considerada crime ambiental.

Francisco, lembra que se o autor do despejo for pego em flagrante, o mesmo arcará com uma multa e terá seu veículo apreendido pelo órgão do trânsito que será acionado no momento, além de ser o responsável pela limpeza do local afetado pelo despejo.

O secretário da Semduh, Helder de Lima, enfatiza que este tipo de ação faz com que a cidade fique mais limpa e clara; evita doenças que o lixo acumulado traz.

“Cidade limpa como todos já sabem é um dever! Nossas equipes estão diariamente trabalhando em conjunto para deixar a cidade cada vez mais bela, porém necessitamos do apoio da população. Não depositem lixo em locais inapropriados, além de deixar a cidade limpa, evitamos a transmissão de doenças e o surgimento de animais peçonhentos. Lembrando que o período de chuvas está chegando, ao depositar o lixo em locais errados os bueiros e canais ficam entupidos e consequentemente temos vias alagadas”, disse Helder.

Denúncias podem ser feitas na Semduh que fica localizada na Avenida Santana n° 2913, Paraíso, ou por meio do número de telefone
– (96) 99176-7015. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

Keila Góes – Assessora de Comunicação SEMDUH.

Última modificação: 11 de novembro de 2022